Empresas de todos os portes e segmentos de mercado devem estar funcionando de maneira legalizada. Isso garante a adequada execução das operações e evita muita dor de cabeça. Afinal, o governo tem diferentes formas de fiscalizar as operações das empresas e quem não segue a lei paga multa e está sujeito a grandes penalidades.
Desse modo, as agências de publicidade devem se adequar às normas para operar em plenitude. Para tanto, recomenda-se a contratação de uma empresa de contabilidade e assessoria financeira especializada no atendimento a elas.
Ficou interessado no assunto e quer saber mais? Então, continue com a leitura deste artigo e confira muitas dicas e informações para o seu segmento de atuação nos tópicos a seguir.
- Importância do atendimento especializado para agências de publicidade
- Funcionamento da contabilidade para agências de publicidade
- Como fazer assessoria financeira para agências de publicidade
Importância do atendimento especializado para agências de publicidade
Cada tipo de empresa possui as suas peculiaridades e o mesmo pode ser dito das agências de publicidade. Por isso, o atendimento especializado de uma empresa de contabilidade e assessoria financeira é tão relevante.
Com isso, o serviço consegue ser prestado na medida certa, levando em conta a rotina da agência, os contratos que são assinados, os lançamentos, os prazos e a competitividade do setor. Além disso, as agências de publicidade costumam ter uma alta demanda de trabalho.
Assim, é mais apropriado que contratem profissionais experientes para lidar com os assuntos ligados à contabilidade, que exigem tempo e conhecimento. Hoje em dia, a assessoria contábil pode ainda oferecer os serviços de assessoria financeira, afim de ajudar com a gestão do negócio.
Afinal, para a correta tomada de decisão, o empreendedor deve estar a par da situação atual das finanças. Desse modo, consegue fazer as melhores escolhas e no momento certo, inclusive, quando se refere a decisões que envolvem gastos e investimentos financeiros.
Além disso, uma assessoria contábil auxilia o empreendimento desde a sua abertura. Isso porque é o contador quem pode se responsabilizar por todo o processo, que envolve enquadramento jurídico e tributário, entre outros aspectos de sua agência.
Os serviços prestados incluem também os de rotina, como declaração de imposto de renda de pessoa física e jurídica, cálculos trabalhistas e de impostos e emissão de documentos fiscais. Balanço patrimonial, planejamento tributário e demonstrações contábeis são outros atendimentos realizado para a gestão da sua empresa.
Funcionamento da contabilidade para agências de publicidade
Veja a seguir quais são alguns dos principais serviços de contabilidade que uma assessoria pode oferecer a sua agência de publicidade:
- Abertura de agência
Consiste na abertura de empresa, que exige todo um procedimento para se regularizar. Mesmo que alguns procedimentos possam ser feitos pelo empreendedor, em outros é exigido a contratação de um contador. Assim, o profissional pode cuidar de tudo enquanto você se dedica à atividade fim da sua empresa.
- Definição de remuneração dos sócios
Quando uma agência de publicidade conta com sócios, é preciso definir qual o papel de cada um na sociedade. É possível participar com capital, trabalho ou âmbos, e com a ajuda de um contador os envolvidos conseguem deixar tudo bem claro no contrato social da empresa, além da remuneração de cada um.
- Orientação trabalhista
Quando a agência contrata empregados, é essencial que isso seja feito de forma correta, para evitar problemas judiciais posteriores. A assessória contábil tem experiência no assunto e pode dar a devida orientação para que os funcionários recebam salários justos de acordo com a realidade da empresa, seguindo a convenção coletiva da categoria, a fim de evitar processos e penalidades para sua empresa.
- Orientação fiscal
O pagamento em dia dos vários tributos aos quais as empresas estão sujeitas é fundamental para o seu bom funcionamento. Além disso, um profissional capacitado na área contábil consegue enquadrar a agência em incentivos fiscais, a fim de reduzir as despesas com impostos, e em alguns casos isolados até mesmo a isenção.
Como fazer assessoria financeira para agências de publicidade
Quando a assessoria financeira é oferecida junto aos serviços contábeis, a agência tem muito a ganhar. Confira quais são os demais serviços ofertados:
- Planejamento financeiro
Todos os anos é importante planejar as finanças da sua agência de publicidade, bem como revisar a cada mês o orçamento. Dessa maneira, você sabe se as metas estão sendo cumpridas e tem um plano B para os momentos de instabilidade no mercado, tão comuns nos dias de hoje.
- Controle de contas a pagar e a receber
Com a assessoria financeira a agência consegue controlar todas as contas que tem que pagar a cada mês, bem como as que tem que receber dos seus clientes. Assim, não corre o risco de pagar contas em atraso, nas quais incidem juros e multas e nem deixar que os clientes se tornem inadimplentes.
- Redução de custos e inadimplência
Mesmo que as finanças estejam bem é preciso reduzir custos, o que pode ser feito revendo periodicamente no que se pode economizar, claro, sem que isso afete a qualidade do serviço prestado aos clientes. Com essa medida, evita-se a inadimplência, proporcionado um quantidade maior de moeda disponível em caixa para possíveis eventualidades.
- Acompanhamento do fluxo de caixa
O saldo em caixa da agência coincide com os valores retirados para o pagamento de contas e os que entraram devido ao pagamento dos clientes?
Existem mecanismos para acompanhar o fluxo do caixa e, assim, identificar quando algo está sendo feito errado por engano ou por má fé de terceiros, sendo imprescindível o controle das finanças.
- Separação das contas pessoais das contas da empresa
Agências de publicidade mesmo que de pequeno porte devem ter alguns cuidados essenciais, como o de não misturar a conta pessoal do empresário com a conta da empresa. Isso dá margem para uma série de problemas financeiros, os quais devem ser evitados ao máximo.
- Maior controle do BV publicitário
Profissionais experientes em atender agências podem ainda ajudar no gerenciamento do BV – bônus por veiculação. Dessa forma, consegue-se evitar despesas desnecessárias, bem como problemas contábeis, fiscais e financeiros para o negócio.
A JRV Assessoria Contábil é uma empresa de contabilidade digital com foco em agências de publicidade e propaganda. Por isso, oferece um atendimento na medida certa, de acordo com as necessidades dos seus clientes. Clique aqui http://www.jrvcontabil.com.br e conheça mais sobre os serviços que dispõe.
No comment yet, add your voice below!